distração produtiva (e a produtividade atualizada)

Muitos textos e dicas rápidas sugerem que devemos ser mestres da produtividade, que a procrastinação é uma das grandes inimigas dos tempos modernos e, preto no branco, temos sido direta e indiretamente doutrinados para sermos pessoas que vivem para trabalhar.

maquinas 2.0 em baias sem direito a qualquer pensamento “que não seja autoral”. Tá errado, muito errado. Devemos ser produtivos à medida das nossas capacidades, e um bom jeito para “chegarmos lá” é tão antigo quanto o ato de trabalhar em si: a capacidade de concentração.

creativity is intelligence having fun. Einstein
sem diversão, existe criação?

Foi-nos proposto que deveríamos ser multidisciplinares, multiplataformas, “multitudo”. Ainda não somos, e as próximas gerações também estão um teco longe de conseguirem ser.

As coisas feitas ao mesmo tempo rendem menos que feitas “uma por vez”, e não penso sobre isso sozinho. Sem a capacidade de concentração em dia não conseguimos realizar sequer uma tarefa, que dirá muitas, ao mesmo tempo. Daí começamos a nos estressar, absolutamente à toa.

gifs para brincar com seu cérebro
a sua cabeça fica assim sempre, ou tem como desacelerar um pouco?

Qualquer pessoa já se viveu um (vários…) dias onde você está com uma lista bem clara, com atividades certas e certeiras, mas… cadê cabeça para realizá-las? Na rua, na lua, ou em qualquer outro lugar que conseguimos deixá-la ao não permitir que ela tenha um tempo necessário para “resfriar e espairecer”.

oi, tem alguém ai na minha cabeça? produtividade chamando!

Durante estes anos de carreira, o método mais prático que desenvolvi para levar os dias distraída e produtivamente passa pelos seguintes fatores:

Fones de ouvido

musica, podcast, ou uma playlist absolutamente nova são as coisas que você precisa para deixar o foco na atividade da vez. Não me lembro de solução melhor para de levar para outros lugares quando os olhos estão concentrados.

Vídeos, muitos

reserve um tempo para assistir coisas diferentes, para pesquisar vídeos sobre os mais variados assuntos. Abre a cabeça para novas possibilidades ou distrai dos pensamentos mais analíticos, além de encherem os olhos descomprometidamente (sic).

Um monitor grande, para ocupar o maior campo de visão possível

tudo que você precisa para resolver o assunto naquele instante, está ali. A distração fica nos ouvidos, ou pra logo depois, no mesmo monitor.

Inspire, respire, de novo, mais uma vez, iiiisso.

Oxigênio faz bem em qualquer circunstancia… se conseguir aprender, medite. É outra forma muito gostosa de ter um tempo só pra você.

Precisa de organização? Então tão, apenas uma lista por vez, e só a lista do dia.

Cada coisa ao seu tempo, e tudo que você precisa fazer será resolvido. Divida suas atividades entre pequenas e grandes tarefas, e resolva cada pequena até ver perceber que a grande está resolvida (afinal, nenhum todo é feito sem diversas partes).

Não se deixe tentar pelas mentiras da produtividade. Não importa o quanto de atividades para resolver ou conta(s) que você tenha para pagar, você não vive para trabalhar. Trabalha, mesmo que seja por dinheiro, é por um dinheiro para viver. E nada nos deixa mais produtivo que as distrações que completem a nossa vida. Não abra mão das suas, e seja feliz (conforme o que isso significar pra ti!) =).