Ferramentas para ser um diretor de arte melhor.

quantas ferramentas um diretor de arte precisa para evoluir? quantas ele desejar. conheça abaixo algumas que gosto de utilizar,

Tipografia:

Comece pelo livro Tipografia Comparada, de Cláudio Rocha. Conhecendo 108 das mais clássicas “fontes” existentes, você guarda o referencial suficiente para não bater tanto a cabeça na hora de escolher o tipo mais adequado para o projeto da vez.

Passe pelo Google Fonts e conheça outro sem-número de boas famílias e tipos com uma relação projeto benefício excelente: você pode utilizá-las para desenvolver uma marca, um projeto gráfico e eventualmente o site, uma vez que elas já estão prontas para todo e qualquer tipo de aplicação, com aquele plus: de graça.

ferramentas sobre tipografia
fonte: https://br.pinterest.com/pin/359795457711903352/

E se bater a duvida sobre alguma imagem em baixa resolução ou uma marca que ficou bacana e você não faz ideia de qual seja a fonte, cole lá no WhatTheFont. Apesar da leve restrição de só identificar fontes que estejam em seu catálogo, é uma boa forma de estudar a anatomia dos tipos, e identificar suas nuances.

fora sentar e pesquisar, né amiguinx? internet é grandona e tem muito, mas muito conteúdo bom no assunto.

Cor:

Quem trabalha com os aplicativos da Adobe lembra vagamente que existe o Kuler, uma ferramenta super prática para visualizar e utilizar paletas temáticas e com tons de variação semelhante, ideal para a composição de projetos mais extensos ou apenas como pesquisa de inspiração.

ferramentas sobre cor
fonte: https://br.pinterest.com/pin/82683343137011202/

Inspiração

Além de ser um dos melhores sites sobre design e inspiração, o abduzeedo tem um canal onde os usuários podem postar seus materiais, que se chama Rawz. Melhor que ver a criatividade sob “olhos de curadoria”, é outras pessoas como você (trabalha ou quer ser) têm criado.

Este site é extensivo a outro canal que reúne muita, mas muita coisa boa em vários segmentos artísticos: o tumblr. Pesquise por blogs ou por temas, e divirta-se. fora o pinterest, de onde retirei as imagens que ilustram este post.

Tem mais dicas? Pode deixar nos comentários ou mandar pro tony@tzaum.com =)