como vender mais carros? seis dicas para você se destacar

utilizar marketing para vender mais carros, seja em loja ou concessionária, é o método mais inteligente para ter resultados concretos e aprendizados que vão levar sua empresa para outro nível.

o mercado oscila com a economia, mas muitos empresários esquecem do básico: o carro é um sonho de vários brasileiros.

E, seja como ferramenta de trabalho para os aplicativos de transporte particular, para uso em outras atividades ou para deslocar-se sem depender da estrutura precária do sistema público, milhões de pessoas têm e querem ter um carango na garagem.


como vender mais carros: dicas 

Bem, comece pelo começo:

  • o nome da sua marca é fácil de lembrar?
  • o visual dela é bonito? se diferencia da concorrência ou, se colocar junto das outras marcas, parece apenas mais uma? 
  • o seu ponto de venda está num lugar de boa visibilidade? 
  • se é apenas online, o endereço do seu site ou do seu perfil nos sites de vendas é acessível / fácil de lembrar? 
  • quantos concorrentes você possui, direta e indiretamente?
  • você oferece algum diferencial perante a concorrencia? 
  • qual é a sua proposta de valor único, aquilo que ninguém pode copiar de você?
  • para qual público você deseja vender? 
    • Dica: TODO MUNDO não é resposta. 

como vender mais carros? não vai ser tendo marcas iguais as dos concorrentes


pensadas nestas respostas, você já tem as suas percepções sobre como a sua empresa está e o que pode fazer para melhorar.

agora, pegue uma chave, sente num dos seus produtos, e vá pra rua. estude seus concorrentes!

e veja como você pode fazer diferente.

Mas, fazer diferente não é reclamar de coisas novas, certo?

a importância de encontrar aquelas respostas é:

  1. você não vai ter uma marca idiota: completamente repetitiva / clichê, que não se destaca. É uma oportunidade para trabalhar com mais significados e utilizar branding em seu negócio.
  2. vai encontrar um nicho de mercado, para capitalizar sua empresa, e depois poder ir, de nicho em nicho, vender “para todo mundo”. Geralmente é o nicho que dá mais trabalho que traz mais dinheiro.
  3. vai aceitar que precisa colocar dinheiro para fazer o dinheiro vir. Só que não tem mágica: em alguns pontos, voce vai perder, em outros vai ganhar. em todos, tem a opção de aprender, a escolha é sua. Isso é marketing, o resto é baboseira.

  1. Algumas vezes utilizará ferramentas online, outras offline, e o ideal é que use um pouco das duas, desde que atendam sua real necessidade.
  2. vai fazer o que você é especialista: vender carros. E vai contar com parceiros para realizar outras atividades que vão ajudar o seu negócio a ganhar mais.
  3. vai ser competitivo, pois terá as opções de pagamento e financiamento que outras empresas não tem, vai buscar por opções de veículos que outras empresas tem baixo estoque, e observará oportunidades de negócio que seus concorrentes, sentadinhos na mesa ou lavando os carros, não encontram.

o especialista em vender carros é você. conte com especialistas nas outras áreas para fazer sua loja vender mais, e sua concessionária atrair mais visitas.

seis dicas para vender mais carros

hora de brilhar! faça como a concorrência NÃO faz:


  1. tenha um cadastro caprichado dos seus clientes, especialmente com telefone e e-mail. 
  2. crie relacionamento com essa base. seja por e-mail marketing, seja pelo whatsapp, mande uma mensagem no aniversário, pergunte sobre o estado do carro, recomende manutenções, sugira a troca do veículo [conforme o prazo de compra do mesmo], enfim: mostre que você se importa. Estes clientes é que vão te indicar para outras pessoas e trarão mais negócios.
  3. escolha as redes sociais que você pode manter, salve o login das demais [para proteger sua marca], e ofereça conteúdo de valor. Ninguém usa rede social pra comprar nada. As pessoas estão lá para se divertir. Se você colocar um conteúdo informativo, junto com o seu conteúdo de venda, ficará na cabeça deste público. 
  4. Venda a experiência de ter aquele carro. Carro qualquer um vende, já a experiência, são poucos.
  5. Tenha um visual adequado em todos os locais: carros bem cuidados, fachada linda, mensagens bem escritas e visualmente agradáveis. Não custa muito e traz muito valor.
  6. Crie parcerias e programas de fidelidade com o comercio local e parceiros estratégicos. O motor do país são os pequenos negócios e, de pequeno em pequeno, todos os realmente preparados, crescem. 

como posso ajudar você a vender mais carros:

  • análise de marca: vamos descobrir juntos como ela pode se diferenciar da concorrência, e quais ajustes serão necessários para isso;
  • plano de marketing: vamos definir como fazer a concorrência trabalhar para você e qual segmento você pode buscar para obter mais lucros;
  • estratégia de comunicação: já tem uma marca singular, e sabe o que precisa fazer para se destacar? Conte comigo para definir os canais certos e a mensagem perfeita;
  • design gráfico: do cartão de visitas à revolução da sua empresa, vamos juntos fazer história no mercado automotivo. 

conheça alguns dos meus trabalhos:


além destes visuais criados por mim, tenho mais de 8 anos de experiência em projetos e planos de comunicação para concessionárias volkswagen e chevrolet em Curitiba, além de trabalhos para eventos multimarcas.

gostou? entre em contato pelo formulário abaixo!